Touro de fazenda de Cachoeira do Sul é o mais pesado da Expointer

Nascido em 25 de abril de 2017, o exemplar ainda conquistou o título de Grande Campeão da Raça na Expointer de 2021

Foto: Divulgação – SEAPDR

Com 1.330 quilos, o touro Guardião da Boa Esperança (box 1292), da raça Limousin, pertencente à Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, foi eleito o touro mais pesado da 45ª Expointer. Segundo o proprietário do animal, Edgar Lima, este é o segundo ano que o animal conquista o título.

Nascido em 25 de abril de 2017, o exemplar ainda conquistou o título de Grande Campeão da Raça na Expointer de 2021. Lima disse que Guardião é filho do reprodutor mais pesado da Expointer de 2017, o touro 3M Batista, de 1.450 quilos, que também tinha conseguido o título no ano anterior, com 1.350 quilos. Segundo Lima, o touro é alimentado em piquetes três vezes ao dia, com silagem de milho, casca de soja e ração, porém, nos últimos dias, ele ficou no estábulo, recebendo alfafa também.

O médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Antônio Valente, que é um dos responsáveis pelo julgamento de admissão dos bovinos de corte na Expointer, explicou que a pesagem dos animais faz parte do julgamento de admissão que é composta ainda pelo exame da arcada dentária, medição do comprimento, altura e do perímetro escrotal (caso dos machos), conferência de tatuagem de cada animal e outros aspectos. Após passar por essa avaliação, os animais são liberados para participação dos julgamentos. O julgamento de admissão é feito em parceria entre o Departamento de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e as associações de raças.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade