As fortes chuvas e rajadas de vento previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmaram entre a madrugada de sábado e a manhã de domingo (21), provocando estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, 21 pessoas precisaram deixar suas casas nas cidades de Santa Cruz, Santa Maria e Soledade, em razão das tempestades. Em Agudo, o transbordamento de arroios causou a destruição de acessos provisórios construídos após os eventos climáticos de 2024, afetando severamente comunidades como Nova Boêmia, Linha Boêmia e toda a região norte do município.
Em Arroio do Tigre, foram registrados estragos em galpões e lavouras nas localidades de Taboãozinho, Sítio e Coloninha. No município de Segredo, houve danos em telhados de residências, com distribuição de lonas para os afetados. Segundo a prefeitura cerca de 25 residências tiveram os telhados afetados no distrito de Tamanduá. Este número é aproximado porque o levantamento ainda segue no município. Já em Sobradinho, os Bombeiros Voluntários prestaram auxílio com lonas em duas casas destelhadas nos bairros Vera Cruz e Maieron. O Inmet mantém avisos de tempo severo em vigor para os três Estados do Sul nesta segunda-feira (22). As chuvas continuam intensas em Santa Catarina e no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a precipitação deve se concentrar na região Norte.
Para terça-feira (23), a chegada de uma massa de ar frio associada à frente fria deve provocar queda acentuada de temperatura em toda a região Sul, com possibilidade de geada já na quarta-feira (24). Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o coordenador da área de mutualidades da Afubra, Jonimar Moura Oliveira, informou que até a manhã desta segunda-feira já passava de 80 avisos no Centro Serra. Segundo ele, as localidades mais afetadas pelo granizo foram Linha São Pedro, Lomba Alta, Vila Progresso, Sítio Alto e Coloninha, em Arroio do Tigre. Também houve registro na localidade de Tamanduá, no município de Segredo, e em Estrela Velha. Em todas as microrregiões da Afubra já passava dos 450 avisos na manhã de hoje. Conforme Jonimar, estes números devem aumentar nas próximas horas. O prejuízo só poderá ser estimado após os técnicos vistoriarem as lavouras atingidas.