Foto: Divulgação
Na madrugada desta quarta-feira, 12, por volta das 4:30hs, a cidade de Sobradinho foi atingida por uma forte chuva de granizo. O tempo de duração foi pequeno, mas a quantidade e o tamanho das pedras provocaram estragos significativos. Já na madrugada era grande a fila de moradores em frente à prefeitura. O Executivo Municipal montou uma equipe para distribuição de lonas para as famílias atingidas e cadastramento para posterior distribuição de telhas de amianto.

Conforme levantamento da Defesa Civil foram registrados estragos no centro da cidade, nos bairros, e até mesmo algumas localidades do interior. As aulas nas escolas municipais e nas creches foram suspensas. Segundo a secretária da Educação Cleura Minetto, agora está sendo feito um levantamento junto às escolas e creches para definir se haverá condições de retomar as atividades nesta quinta-feira 13. A Escola Estadual Padre Benjamim Copetti, também cancelou as aulas nesta quarta-feira. As outras duas estaduais, Lindolfo Silva e Santo Carniel, estão abertas para famílias que desejarem deixar seus filhos nestes locais.
O prefeito Armando Mayerhofer destaca que ao todo foram 2 mil e 100 residências atingidas. Conforme ele, juntamente com a Defesa Civil, a Prefeitura distribuiu mais de 30 mil m² de lonas e mais de 10 mil telhas de amianto para as famílias atingidas. Ao todo, segundo a Defesa Civil de Sobradinho, foram 8 mil pessoas atingidas direta ou indiretamente. A Assistência Social preparou marmitex com alimentação para a população atingida. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ele pediu ajuda das pessoas que puderem colaborar com os vizinhos para cobrir as residências atingidas, uma vez que, as equipes da prefeito e dos bombeiros voluntários não dão conta da demanda.
As prefeituras de Segredo e Lagoa Bonita ofereceram ajuda para o município de Sobradinho. A Secretaria Municipal da Assistência Social pede a doação de agasalhos, alimentos, roupas de cama, colchões e material de limpeza. Os donativos podem ser feitos no Centro Administrativo de Sobradinho. Os ginásios de esportes dos Bairros Baixada e União foram abertos para receber os moradores que tiveram suas casas atingidas. Nesses locais também podem ser entregues os donativos. O ginásio do Bairro Pinhal chegou a ser disponibilizado, porém, devido as goteiras que molharam todo o piso, acabou sendo descartado, e um novo ponto de entrega de donativos para este Bairro é o Salão Paroquial Católico.
No interior de Sobradinho, as localidades mais atingidas são Linha Campos e Linha Apolinário. Representantes da Defesa Civil do Estado já estão em Sobradinho para auxiliar os atingidos. Um equipe dos Bombeiros de Santa Cruz também se deslocou para o município. A prefeitura de Segredo encaminhou um caminhão munck, escadas e servidores para auxiliar a prefeitura de Sobradinho.

O temporal também causou estragos em alguns municípios vizinhos, porém, com menos intensidade. Em Arroio do Tigre as localidades mais atingidas as localidades de Linha São Roque, Linha Taquaral e Lambedor. Em Passa Sete, houve estragos em Linha Taquari, Travessa Karnopp, Linha Pinheirinho, Linha Vargas e Linha Castro.
A Emater de Passa Sete decidiu suspender o Fórum Municipal de Segurança e Soberania Alimentar e Troca de Sementes e Mudas, que aconteceria em Murta. Já secretaria municipal de Educação de Passa Sete também cancelou as aulas nas escolas municipal nesta quarta-feira. Em Estrela Velha as localidades que registraram queda de granizo foram Vila Itaúba, Linha Somavilla e Linha Dalcin. O prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, esteve reunido nesta manhã, com os secretários de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, Alencar Jahn, e da Agricultura, Fomento Econômico e Meio Ambiente, Egon Manske, além do responsável pela Defesa Civil do município, Rafael Puntel e demais servidores.
Na ocasião, eles decidiram que a Defesa Civil e os secretários irão percorrer o interior para avalia os estragos nas propriedades rurais e nas estradas. O departamento de mutualidade da Afubra recebeu pedidos de avaliação de lavouras de Tabaco no interior de Arroio do Tigre, principalmente em Taquaral, onde o plantio ocorre mais cedo. Até o momento não há registro de estragos significativos nos municípios de Segredo, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul. O prefeito de Sobradinho Armando Mayerhofer adiantou que vai elaborar decreto de situação de emergência no município, o que possibilita o pedido de auxílio para a Defesa Civil do Estado.
Mayerhofer informou que chegou até ele o relato de que pessoas que receberam lonas estariam tentando vende-las. O prefeito pediu que caso alguém flagrar uma situação como essa que faça uma denúncia na Delegacia de Polícia ou a Brigada Militar. Já a MetSul Meteorologia informou que o ciclone extratropical ainda está em formação e deverá atingir o Rio Grande do Sul na noite de quarta e manhã de quinta-feira, 13.