Tecnologia da aplicação de defensivos foi tema de capacitação em Sobradinho

O curso foi ministrado pelo extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, e o extensionista rural Marcelo Cassol, com apoio dos técnicos da Magnoget Lucas Becker da Rosa e Lisandro Becker.

maio 3, 2022

Foto: Carina Venzo Cavalheiro/Emater-RS/Ascar

Agricultores do município participaram do curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. A etapa das orientações teóricas ocorreu na Câmara de Vereadores, e atividades práticas, na sede da Afubra. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Magnoget e Afubra. O curso foi ministrado pelo extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, e o extensionista rural Marcelo Cassol, com apoio dos técnicos da Magnoget Lucas Becker da Rosa e Lisandro Becker.

A atividade visou qualificar os produtores na aplicação de produtos fitossanitários de maneira geral e, mais especificamente, na aplicação de herbicidas que têm como mecanismo de ação o grupo das auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais. O extensionista explica que no curso foram trabalhadas as normativas emitidas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, juntamente com a Legislação Federal, que estabelecem o regramento para o comércio e uso de herbicidas hormonais.

Segundo Parise, está previsto nas normativas a realização de cursos com partes teórica e prática, em que são trabalhados aspectos relacionados às condições de funcionamento dos componentes do pulverizador, das condições climáticas e da tecnologia de aplicação utilizada, que são os tipos de pontas, com sua respectiva vazão e espectro de gotas, para aplicar o produto de tal modo que atinja e controle o alvo, como plantas invasoras, insetos praga e doenças e não ocorra deriva, que é quando as gotas são levadas pelo vento.  Para o mês de maio os cursos serão ministrados nos municípios de Sinimbu (dias 11 e 12) e Santa Cruz do Sul (dias 17 e 18). O curso possui duração de 16 horas e, ao final, os participantes recebem certificado.