Fotos: Divulgação/STR
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Lagoa Bonita elaborou um diagnóstico preliminar das perdas nas lavouras do município em decorrência da longa falta de chuva que vem ocorrendo. Segundo o presidente da entidade, Sidinei Bach, o relato feito pelos diretores do Sindicato que moram em diferentes localidades do município, mostra que os prejuízos nas lavouras de milho, fumo e feijão já são muito grandes, mesmo que a chuva venha em boa quantia nos próximos dias.
A estiagem também já atingiu várias lavouras de soja comprometendo a produção, a germinação e até mesmo atraso no plantio. Sidinei Bach destaca que os diretores definiram como medida imediata a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Agricultura a fim de embasar o Decreto de Emergência no município de Lagoa Bonita que também sofre com a falta de água para consumo humano e animal em vários locais.
A decretação de Situação de Emergência facilita a solicitação do Proagro e do Seguro Agrícola, possibilitando também a prorrogação de financiamentos de custeio e investimento para os agricultores que tiveram frustração de safra, e em decorrência disto, não terão condições de pagar o banco. Além disto, a Situação de Emergência poderá possibilitar ainda o desconto na semente de milho do programa troca-troca, caso o governo do Estado se sensibilize com a situação e atenda a solicitação do movimento Sindical.