O movimento SOS Agro RS está convocando o setor agropecuário para participar de ato nesta sexta-feira (19), a partir das 10h30min, no parque da ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo. Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira (18), uma das organizadoras da mobilização e produtora rural de São Sepé, Graziele de Camargo, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas ligadas ao setor, para enfatizar as cobranças feitas ao Governo Federal.
Conforme ela, o setor espera que a União apresente uma solução para as dívidas de crédito rural, já que o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ainda em maio a prorrogação emergencial das parcelas com vencimento entre os dias 1º de maio e 14 de agosto. Sem nova sinalização do governo, os produtores temem ficar inadimplentes a partir do dia 15 e não ter crédito para financiar a próxima safra e a reconstrução do que foi perdido nas enchentes.
O Movimento SOS Agro apoia integralmente o pleito da Farsul e da Fetag-RS. Graziele ainda destacou que a mobilização é apartidária e todas as pessoas são bem-vindas. O intuito é chamar atenção dos governantes para o tamanho do dilema vivido pelos agricultores gaúchos. A organização sugere que os participantes levem sua cadeira e 1kg de alimento não perecível para o banco de alimentos.