O movimento SOS Agro RS está articulando um dia de luto pelas dificuldades enfrentadas pela agropecuária gaúcha em razão do endividamento. Conforme uma das líderes do movimento, a produtora rural, Graziele de Camargo, o comércio de todo o Rio Grande do Sul deve fechar nesta sexta-feira (16), durante uma hora, em apoio às reivindicações dos produtores rurais. A decisão foi tomada depois de participar de audiência na Câmara dos Deputados e de reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e no Ministério da Fazenda, em Brasília.
A mobilização está prevista para ocorrer das 10 às 11 horas. Em Sobradinho, segundo o presidente da Câmara do Comércio, Industria e Serviços (CACISS), Émerson Torrel, adianta que a entidade vai aderir a mobilização. Enquanto a solução política para o endividamento ainda suscita dúvidas e descontentamento, os produtores rurais continuam mobilizados em dezenas de municípios gaúchos, com a orientação de deslocar tratores e outras máquinas para a área urbana das cidades.
Em Arroio do Tigre, está prevista uma mobilização a partir das 8 horas junto ao Posto V-8, na RSC-481. De lá os produtores devem seguir com suas máquinas até o centro da cidade. Falando ao programa Enfoque da Rádios Sobradinho AM, o representante do SOS Agro, no município, Evandro Wilkenan, o comércio também é convidado a aderir a mobilização. Conforme ele, o deslocamento das máquinas, no entanto, depende de liberação da Polícia Rodoviária Estadual.