Sol aparece neste sábado e a próxima semana poderá iniciar com temporais

Segunda-feira (13), a instabilidade deve avançar pelo Rio Grande do Sul

set 11, 2021

Foto: Iara Krisna Puntel da Silva

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste sábado. A nebulosidade até apareceu no Centro para Sul, especialmente pela manhã. Apesar do frio ao amanhecer, com temperaturas em torno de 10°C, a tarde deve ser agradável no Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo aberto e seco por conta da alta pressão atmosférica favorece o resfriamento noturno na metade Norte. Assim, essas cidades podem ter as mínimas mais baixas da semana.  Em Sobradinho, o sol apareceu entre nuvens. A mínima na Capital do Centro Serra foi de 9,7 °C, e a máxima em torno de 22°C.

Para este domingo (12), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas.  Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão favorecem a formação de nuvens carregadas, provocando temporais — com ventania e queda de granizo — em algumas áreas da Fronteira Oeste, Região Central e Campanha.

A tendência, de acordo com os meteorologistas, é de que, na segunda-feira (13), as instabilidades avancem pelo Rio Grande do Sul. Devido à formação de outra frente fria, há risco de novos temporais. As instabilidades podem durar até, pelo menos, a terça-feira (14).

Fonte: MetSul meteorologia, GZH, Correio do Povo e Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Estael Sias, da MetSul meteorologia: