Pesquisar
Close this search box.

Sobradinho registra nove casos suspeitos de dengue

Nenhum dos pacientes apresenta sintomas graves, com exceção de uma pessoa que está internada no Hospital Universitário de Santa Maria debilitada por diferentes razões e aguarda o resultado do exame.

Foto: Henrique Lindner

O município de Sobradinho registra nove casos suspeitos de dengue nesta terça-feira (12). Entre eles, há duas crianças. A informação foi divulgada pela enfermeira Marília Segatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Sobradinho. Nenhum dos pacientes apresenta sintomas graves, com exceção de uma pessoa que está internada no Hospital Universitário de Santa Maria debilitada por diferentes razões e aguarda o resultado do exame. Conforme ela, é provável que haja mais casos suspeitos que não tenham chegado ao conhecimento da Secretaria da Saúde.  A enfermeira disse que quando ocorre um caso suspeito, os agentes de endemias vão até a residência e fazem um levantamento da situação a fim de eliminar possíveis focos de procriação do mosquito transmissor da doença e orientar a população do entorno.

Neste ano, até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado em Sobradinho. Já a Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na tarde dessa segunda-feira (11), a 17ª morte por dengue no Estado, em 2024. Trata-se de um homem de 75 anos, residente em Santa Rosa. O óbito ocorreu dia 4 de março. O homem tinha doenças pré-existentes. Em todo o Estado são mais de 16 mil casos confirmados e 10 mil em investigação. No País, já foram registrados 391 mortes por dengue de janeiro até essa segunda-feira (11), conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes em investigação.

Em relação à Covid 19, neste momento são dois casos confirmados em Sobradinho, mas, o número pode ser maior porque os resultados dos autotestes comprados nas farmácias não são de notificação obrigatória. Marília Segatto lembrou que a vacinação contra a Covid está em andamento em todas as unidades de saúde do município, sempre às sextas-feiras, para os grupos prioritários, entre eles, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Já as crianças são vacinadas no Posto de Saúde Central na primeira e na terceira terça-feira de cada mês.   Sobre a gripe H1N1, Marília Segatto lembrou que a campanha de vacinação ainda não teve início.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade