Foto: Divulgação
A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sobradinho foi realizada na Câmara de Vereadores. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal da Assistência Social e pela Secretaria de Assistência Social do Município e teve a participação de aproximadamente 100 pessoas.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Armando Mayerhofer; da secretária da Assistência Social, Juliana Marion; presidente do Conselho de Assistência, Evanir Bertó; vereadora Daniele Karnopp – representando o Poder Legislativo; da painelista Sara Wacholz e do representante dos usuários dos serviços do Cras, Eliseu Guerreiro, que participa do Grupo da Horta Comunitária do Cras. Na sequência, houve a apresentação do Coral Luz, do Cras, com a regência de Alda Goettens.
No Painel: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Mestranda em Políticas Públicas, Sara Wacholz, explanou sobre os eixos de trabalho da Conferência. Ela destacou sobre a história da Assistência Social, suas conquistas e a realidade enfrentada pelas Administrações Municipais, salientando também o desmonte que houve nos últimos anos, em nível de Governo Federal, no Sistema Único de Assistência Social e o porquê desse tema agora da Conferência que é a Reconstrução do SUAS. Sara destacou ainda que ser necessário garantir um percentual mínimo de investimento dos governos na Assistência Social, indicação essa que depois também foi aprovada pela Plenária da Conferência.
Em sua participação, a Assistente Social, Pâmela Endler, apresentou os cinco eixos de trabalho da Conferência: Financiamento, Controle Social, Articulação entre Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; Benefícios e Transferência de Renda. Em seguida, houve a votação das indicações que serão encaminhadas em níveis Estadual e Federal; e eleição dos Delegados que vão participar da Conferência Estadual. Foram eleitas as representantes da instância Governamental: Evandra Soares e Laura Franco e das entidades do Conselho, serão os delegados os representantes do Lions e do Interact Club.
A Conferência Municipal de Assistência Social de Sobradinho encerrou às 16h 30, com a avaliação do evento pelos participantes, e depois foi ofertado um lanche. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Sobradinho, Evanir Bertó, agradeceu a presença de todos, destacando o trabalho do Conselho e o apoio dos profissionais da Secretaria da Assistência e da Administração Municipal na realização da Conferência.
A secretária da Assistência Social de Sobradinho, Juliana Marion, também agradeceu aos presentes, destacando a importância da Conferência, enquanto espaço de debate e proposições de políticas públicas para a Assistência Social, pensadas conjuntamente entre Governo e Sociedade.