Foto: Henrique Lindner
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa está sendo comemorado nesta quinta-feira, 15. Para marcar essa data, o Conselho Municipal do Idoso, juntamente com os Grupos da Terceira Idade de Sobradinho vão promover um Encontrão com a participação de todos os grupos do município, sendo aberto também para todos os idosos que queiram participar. O evento começou às 14 horas, no salão comunitário do Bairro Rio Branco.
Nos últimos dois dias, voluntárias do Conselho Municipal do Idoso e dos Grupos da Terceira Idade, percorreram o comércio e órgãos públicos da cidade entregando um lacinho roxo, a fim de marcar a data, alertar e prevenir as pessoas sobre a Violência contra os Idosos, e também para divulgar o Encontrão desta quinta-feira. Na prefeitura, o secretário da Administração, Dilamar Silva, recebeu as Voluntárias, em nome do prefeito Armando Mayerhofer. Elas também estiveram divulgando o evento e o tema nos veículos de comunicação da cidade.
O Encontrão terá a participação de integrantes dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, que irão orientar e demonstrar formas de prevenção às quedas e o que fazer caso alguém sofra alguma violência ou acidente. Um representante da Brigada Militar de Sobradinho também estará presente e deverá explanar sobre as Medidas Preventivas nos Casos de Violência contra a Pessoa Idosa; Prevenção Social desta Violência e Formas de Denúncia. A presidente do Conselho Municipal de Idoso de Sobradinho é Matilde Lago Pasa. Já a Coordenadora dos Grupos da Terceira Idade é Márcia Dalmolin.
Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, elas reforçaram o convite para que todos participem do evento e que estejam atentos e conscientes sobre este tema tão importante. As ações do “Junho Violeta” são promovidas mundialmente. O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado neste 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. Em Sobradinho, as denúncias podem ser feitas, anonimamente, e através de mensagem pelo whatsapp no número (51) 9-9898-6407, do Projeto Toque de Carinho, criado pelo Conselho Municipal do Idoso.









