Sobradinho promove atividades na Semana Nacional do Trânsito

Atividades e palestras sobre segurança no trânsito fazem parte da programação

set 21, 2021

O Setor de Trânsito da prefeitura de Sobradinho e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto definiram a programação da Semana Municipal do Trânsito 2021, que ocorre de 18 a 25 de setembro. O tema deste ano é “No Trânsito sua Responsabilidade Salva Vidas”. As escolas estão desenvolvendo trabalhos educativos sobre o trânsito ao longo do ano, e nesta terça-feira, 21, iniciaram as atividades nas escolas da Rede Municipal e Estadual com palestras sobre o tema. A atividade faz parte do projeto “Educação para o Trânsito”, que é desenvolvido durante todo o ano nas escolas municipais, com objetivo de trabalhar de forma ampla e participativa ações para tornar o trânsito mais seguro, permitindo aos alunos analisar os problemas, situações e acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e suas experiências socioculturais.

Conforme a coordenadora do Projeto, professora Rosania de Moura, a ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Segundo ela, trata-se de um estímulo aos condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. Ela lembra que durante todo o ano letivo as escolas municipais desenvolvem atividades, com a intenção de mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todos. Os trabalhos desenvolvidos durante este ano nas escolas municipais serão apresentados no Primeiro Seminário Municipal de Trânsito que será realizado em dezembro em data a ser marcada.

O vice-prefeito e secretário da Educação Ivan Trevisan ressalta a importância deste projeto que tem como objetivo desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter. A Coordenadora do Projeto, Rosania de Moura, destaca o apoio das entidades parceiras: Conselho Municipal de Trânsito, Secretaria de Educação, Setor de Trânsito, Secretaria de Obras, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros voluntários de Sobradinho, CFC Evolução, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, OAB (Ordem dos advogados do Brasil), CACISS Câmara do Comércio Indústria e Serviço de Sobradinho, SINDILOJAS, além de todas as escolas que participam do projeto.