Sobradinho poderá ter Museu da Aviação

Um protótipo da aeronave experimental poderá ser uma das peças do futuro museu.

jun 30, 2022

Foto: Olavo Wilke

Preservar a história da aviação em Sobradinho: este é o objetivo de uma ideia lançada por um grupo de amigos, esta semana. A proposta é criar o Museu da Aviação de Sobradinho, local onde ficariam expostos fotos, documentos e até mesmo a réplica de um avião. A sugestão partiu do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Roberto Koehler, que levou o assunto para outras pessoas interessadas no assunto.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM nesta quinta-feira (30), Koehler, o aviador Gerson Ruoso e a ex-comissária de bordo, Leila Antônio, explicaram que Sobradinho possui uma rica trajetória ligada à aviação e que é necessário resgatar e reunir o material que conta essa história. Eles lembraram de antigos e atuais pilotos naturais do município e de fatos marcantes. Entre eles, a façanha de Alfredo Wilke, que na década de 1980 construiu seu próprio avião, usando motor de fusca, além de dois planadores.

Um protótipo da aeronave experimental poderá ser uma das peças do futuro museu. A ideia é utilizar inicialmente um espaço na Casa da Cultura e, posteriormente, um local próprio, podendo ser junto à pista de Campo da Aviação. Koehler, Ruoso e Leila pedem a todos que tenham registros históricos relacionados à aviação de Sobradinho que entrem em contatos com eles.

Alfredo Wilke, familiares e amigos ao lado do avião construído por ele. Foto: documentário “O Sonho de Voar – a história d Alfredo Wilke