Foto: Arquivo Rádio Sobradinho
O Coordenador Regional de Saúde esclareceu o projeto de implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no município de Sobradinho. A proposta prevê a implantação do serviço na APAE de Sobradinho. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Júlio Roberto Ferreira Lopes esclareceu que o município foi procurado depois que a APAE de Cachoeira do Sul não demonstrou interesse no projeto. O Centro tem o objetivo de atender pacientes que necessitam de reabilitação em diferentes situações, como pessoas que sofreram acidentes, por exemplo, que necessitam de tratamento de fisioterapia, entre outras várias áreas.
Conforme o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Cachoeira do Sul, isso inclui também casos de recuperação intelectual e auditiva que possuem grande fila de espera. Júlio Lopes destacou que os recursos para a ampliação do espaço físico da APAE, no Bairro Rio Branco, serão destinados pelo governo Federal no valor de R$ Um milhão de reais. A mesma cifra seria destinada para a compra de equipamentos. Além disso, seriam repassados R$ 140 mil reais, mensais, para o pagamento de novos profissionais. A prefeitura, segundo ele, entraria apenas com algum tipo de apoio, não necessariamente financeiro.
O prefeito Armando Mayerhofer – que já foi procurado pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde – se mostrou favorável a iniciativa. Caso o Centro Especializado em Reabilitação seja efetivado, Sobradinho passaria a ser referência nesta área, e receberia pacientes de todos os municípios da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, desde Caçapava do Sul até Estrela Velha. O projeto precisa passar ainda por alguns trâmites, entre eles, ser aprovado na Comissão Regional de Intergestores.