A Secretaria Municipal da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira, 28, o primeiro caso de dengue no município, o qual refere-se a uma menina de 10 anos. De acordo com as investigações realizadas pela Secretaria de Saúde, a paciente não contraiu o vírus em Sobradinho e sim em Santa Cruz do Sul, tradando-se de um caso importado.
Os exames foram realizados em laboratório particular em Sobradinho e confirmado pelo Lacen de Porto Alegre. A enfermeira Angélica Dallazen ressalta que a paciente apresentou sintomas leves e não necessitou hospitalização. No momento a um segundo caso suspeito que aguarda resultado do exame o qual foi encaminhado ao Lacen.
O Secretário da Saúde Idelfonso Barbosa ressalta que a Dengue é uma doença grave e pode matar. Portanto é importante que a população redobre os cuidados com a água parada em suas residências, tendo um cuidado especial com caixas e bombonas de recolhimento de água da chuva, que devem ser mantidas bem vedadas, com entrada e saídas de água com tela. É importante cuidar também piscinas, em especial as de plástico, que devem ser tratadas com produtos apropriados.