Sobradinho celebra os 150 anos da imigração italiana

Houve exibição do documentário do Coral Cantare è Vivere,
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 20 de maio, Sobradinho celebrou os 150 anos da Imigração Italiana com uma programação especial promovida pelo Coral Cantare è Vivere e pela Associação Cultural Italiana de Sobradinho (ACISO). As comemorações tiveram início às 14h, na Câmara de Vereadores, com a exibição do documentário do Coral Cantare è Vivere, dirigido por Alex Rech.

O filme contou com depoimentos de várias integrantes do grupo, que narraram a trajetória do coral, destacando suas fundadoras e o objetivo de manter viva a cultura italiana por meio da música, arte e tradições — um trabalho que se concretiza anualmente com o Filó do Cantare. Em seguida, a programação seguiu em frente à Casa da Cultura, no centro da cidade. Lá, o coral apresentou canções de seu repertório sob a regência de Maria da Graça Lazzari Bernardy, com acompanhamento no acordeon de Maria da Gloria Lazzari Seitenfus. Enquanto apreciavam a apresentação, os presentes também puderam degustar “crostolis” preparados e distribuídos por integrantes da Rota dos Casarões, além de experimentar um licor de uva branca.

O grupo também registrou o momento com uma foto oficial diante do Monumento do Leão Alado de São Marcos. Desde a manhã, a Casa da Cultura hasteou a bandeira da Itália, junto às bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município de Sobradinho. No interior da Biblioteca Municipal, uma seleção especial de livros sobre os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e na região Centro Serra foi exposta. O espaço Vêneto, no Museu Municipal, também segue aberto à visitação da comunidade.

A Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, participou das celebrações representando a Administração Municipal. Em sua fala, parabenizou o Coral Cantare è Vivere pelo trabalho de valorização da cultura italiana e pela divulgação do nome de Sobradinho em diversos locais.

Também estiveram presentes na comemoração: Suzana Maieron Zasso, presidente da ACISO; Cleiva Minetto, coordenadora do coral; Mara Trevisan Denardi, presidente da Associação Fogolar Friulano; Juli Moraes, diretora de Cultura e Turismo, junto com a equipe da Casa da Cultura; o cidadão sobradinhense e italiano de Cornedo Vicentino, Gianfranco Contro; representantes da Rota dos Casarões, além de membros de outras entidades e da comunidade em geral.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade