Sobradinho adere à Rede Simples

A cidade já está integrada ao sistema de simplificação de abertura de empresas desde a semana passada

ago 10, 2021

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SMICS), realizou uma reunião para o ato oficial de adesão do Município à Rede Simples. A cidade já está integrada ao sistema de simplificação de abertura de empresas desde a semana passada. Estiveram presentes o Prefeito Armando Mayerhofer, o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel, os fiscais municipais André Helmann Pimenta e Evandro Puntel, Diretor do Meio Ambiente Marcos Trindade, a Gerente Regional Sebrae Liane Klein, os analistas de articulação Alexandre Schmitt e Márcio Benedusi e a analista de atendimento Silmara Dutra da Rosa.

A REDESIMPLES – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um Sistema Integrado ao Estado, disponibilizado pela JUCERGS – Junta Comercial do Rio Grande do Sul, que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas. A adesão de Sobradinho à iniciativa vai proporcionar a integração de todos os processos de abertura de empresas com apenas um único envio de documentos para os órgãos competentes, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário, possibilitando, ainda, que o empresário possa fazer a abertura de sua empresa sem sair de casa. Os passos para abertura de um novo negócio, que antes eram 43, com a Rede Simples passam a ser apenas 13. Com o aperfeiçoamento da Rede, a expectativa é de que eles cheguem a 5.

Órgãos, entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste sistema integrado. Com ele, a Prefeitura de Sobradinho poderá mapear os processos de registro de empresas, identificar oportunidades de melhorias, desenvolvendo e acompanhando ações, para cada vez mais simplificar e desburocratizar os serviços modernizando a gestão. Durante o ato de oficialização, o Secretário Darlan kittel destacou que muito se tem falado em crise e em dificuldades, mas que o momento é de concretizar ações para combater este cenário. Conforme ele, “um dos maiores desafios sempre foi a desburocratização, e este tem sido o maior impedimento para aqueles que querem empreender em Sobradinho”.

Kittel destaca que a adesão do município Rede Simples, vem ao encontro das ações práticas que a prefeitura está adotando para vencer o cenário de crise. Ele lembra que essa estrutura aglutina tudo em um só local e dará respostas efetivas à comunidade. O secretário adianta que a intenção é aprimorar cada vez mais a relação com o SEBRAE, para trazer num futuro próximo o balcão do empreendedor, a cidade empreendedora e também uma OSCIP para fazer parte da estrutura da secretaria. Para o prefeito Armando Mayerhofer, essa iniciativa é importante, pois a adesão ao programa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando os procedimentos e reduzindo a burocracia.