Representantes da Regional Sindical Centro Serra estão em Porto Alegre participando de mobilização promovida pela Fetag. O objetivo é pressionar o Governo Federal pela securitização das dívidas dos agricultores e adequações no Proagro.
Entre as principais reivindicações estão a prorrogação das dívidas, o fortalecimento do Proagro e medidas emergenciais diante das perdas causadas por enchentes e estiagens que têm afetado as famílias agricultoras.
Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho na manhã desta quarta-feira, 21, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho, Delmar Weide, disse que a caravana do Centro Serra saiu de madrugada a Porto Alegre e se juntou com sindicalistas de todo o Estado. Já o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, também falando ao Enfoque, explicou que os representantes dos agricultores estão acampados no prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Ao mesmo tempo, dirigentes da Fetag participam de reuniões com o governo. Ele lamentou que após várias tratativas ainda não há uma solução definitiva para o endividamento. O presidente da Fetag revelou que um novo anúncio deverá ser feito pelo governo nos próximos dias e que a mobilização serve para pressionar que de fato isso ocorra.