Sindicalista espera que projeto para a compra do tabaco na propriedade seja votado ainda este ano

Sidinei Bach lembrou que as empresas fumageiras não têm mais um argumento que justifique sua posição contrária à compra do fumo na propriedade porque em algumas safras já fizeram isso

Foto: Henrique Lindner

A aprovação do projeto que prevê a classificação do tabaco na propriedade do produtor nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa é uma grande conquista. Foi o que disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Bonita do Sul, Sidinei Bach, em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM nesta segunda-feira, 12. Bach destacou que a matéria  nunca chegou tão longe, depois de muitos pedidos de vista e agora finalmente recebeu parecer favorável em três comissões, faltando apenas a votação em plenário. O dirigente disse que agora isso vai depender de acordo de líderes.

De acordo com ele, provavelmente nesta semana o Governo do Estado vai enviar para a Assembleia um pacote de projetos para votação com urgência e que a esperança é incluir a proposta do tabaco nesta mesma pauta. Sidinei Bach lembrou que as empresas fumageiras não têm mais um argumento que justifique sua posição contrária à compra do fumo na propriedade porque em algumas safras já fizeram isso.

O presidente do sindicato ainda observou que, embora o produtor possa acompanhar a entrega do tabaco nas empresas, é muito difícil recusar a classificação e trazer a produção de volta porque ele tem seus compromissos a cumprir e o excesso de transporte do produto pode resultar em perda de qualidade. Para ele, no atual sistema de venda, o fumicultor sofre uma pressão emocional muito forte devido à incerteza de como seu produto será avaliado.

O sindicalista lembrou que os produtores e entidades devem continuar mobilizados e pressionar os deputados para que o projeto seja levado à votação. Ele entende que podem até existir deputados que fazem jogo duplo, defendendo o tema publicamente, quando na realidade são contrários. Na entrevista, Sidinei Bach ainda convidou os associados para assembleia geral da entidade no Salão Santa Teresinha, às 13h30mim, nesta quinta-feira, dia 15. No encontro será definida a previsão orçamentária para 2023, com o valor da anuidade e demais assuntos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade