Setor de meio ambiente da prefeitura está organizando podas de árvores em Sobradinho

Segundo o engenheiro ambiental, Marcos Trindade, serviços já foram feitos na rua Princesa Isabel, onde galhos apodrecidos de árvores que ameaçavam cair, foram cortados.

abr 9, 2022

Foto: Arquivo Rádio Sobradinho

O setor do meio ambiente da prefeitura de Sobradinho está organizando podas de árvores na cidade. Segundo o engenheiro ambiental, Marcos Trindade, serviços já foram feitos na rua Princesa Isabel, onde galhos apodrecidos de árvores que ameaçavam cair, foram cortados. Os serviços estão sendo feitos com o auxílio de um caminhão com cesto aéreo da prefeitura, o que garante um corte mais preciso, retirando apenas os galhos necessários. Trindade lembra que no caso de alguma pessoa verificar que existe uma árvore que apresenta algum risco de queda, ou que esteja chegando na fiação de postes, pode comunicar o setor de meio ambiente da prefeitura.

Ele lembrou também, que está disponível no setor, um manual com a orientação correta para o plantio de árvores no meio urbano, uma vez que um estudo foi feito pelo setor, e sugere as melhores espécies a serem plantadas, sendo todas nativas e não exóticas. O estudo apontado pelo engenheiro ambiental Marcos Trindade, é o plano diretor de arborização urbana de Sobradinho. Este plano foi planejado em 2014; foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; foi levado para audiências públicas em 2016, e deveria ter sido encaminhado para a Câmara de Vereadores para apreciação.

Ele definia as metas de curto, médio e longo prazos para a substituição de árvores exóticas, como legustros, por outras espécies adequadas, além da padronização de construção de calçadas com material permeável e faixa verde. Árvores do perímetro urbano chegaram a ser catalogadas, apontando aquelas que deveriam ser substituídas. O plano diretor de arborização urbana de Sobradinho permanece, no entanto, sem tramitação.