Servidoras de Estrela Velha participaram da 6ª Conferência Estadual de Cultura

A conferência teve o objetivo de discutir e auxiliar na construção de políticas públicas para a área cultural do Rio Grande do Sul.

jan 29, 2024

Foto: Divulgação

As servidoras da Secretaria Municipal da Assistência Social, Cultura e Turismo, Isabel Cristina Billig e Magda Schweighofer Nogueira, participaram da 6ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria Estadual da Cultura, no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. A conferência teve o objetivo de discutir e auxiliar na construção de políticas públicas para a área cultural do Rio Grande do Sul. Além disso, buscou preparar a participação gaúcha na 4ª Conferência Nacional de Cultura, responsável pela revisão do Plano Nacional de Cultura, que orienta o poder público na formação de políticas culturais.

A programação contou com painéis, palestras e grupos de trabalho, organizados em torno de seis eixos: institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; direito às artes e linguagens digitais.

Além do governador Eduardo Leite; das secretárias de Cultura, Beatriz Araujo (titular) e Gabriella Meindrad (adjunta) e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, participaram da conferência o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social, de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo: o professor e pós-doutor em Direito, Francisco Humberto Cunha Filho; a Consultora Internacional de Políticas de Artes, Cultura e Desenvolvimento, Marta Porto, e a escritora e ativista Anticapacitista, Lau Patrón, entre outros.

O evento também elegeu 42 delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e ocorre em Brasília, de 4 a 8 de março. No total, o Rio Grande do Sul terá 60 delegados na Conferência Nacional. Os outros 18 foram definidos nos Encontros Setoriais.