Senar-RS promove em Sobradinho o evento Saúde Preventiva Rural

De acordo com o presidente do sindicato que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Carlos Guarienti, o evento é voltado para todos os agricultores da região

nov 29, 2023

Foto: Divulgação

O Senar-RS, em parceria com o Sindicato Rural e Administração Municipal de Sobradinho promovem um evento voltado para a Saúde Preventiva Rural. Será nesta quinta-feira, 30, a partir das 8 horas no Salão Paroquial Católico de Sobradinho. Na oportunidade, haverá exames gratuitos de PSA para homens, e hemogramas para mulheres. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente e é utilizado, principalmente, para rastear um possível câncer de próstata.

Já o hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras. De acordo com o presidente do sindicato que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Carlos Guarienti, o evento é voltado para todos os agricultores da região, não somente de Sobradinho. Ele salientou a parceria entre Senar, Sindicato Rural e a Secretaria de Saúde, os quais estão preocupados com a saúde preventiva do meio Rural. Serão distribuídos 200 exames de PSA para os homens e 120 exames de hemogramas para ás mulheres. Haverá ainda aferição da glicose e pressão arterial.

A secretária da Saúde de Sobradinho Ana Feron, afirmou que haverá espaço para agendamentos de mamografias, exames preventivos, orientações odontológicas e nutricional. Aqueles que não conseguirem participar da coleta do exame, estarão recebendo um vale-exame para fazer diretamente no laboratório. De acordo com a secretária Ana, o resultado deverá ser levado nos postos de saúde de referência de cada paciente, para avaliação médica. Além disso, estão previstas palestras sobre saúde da mulher, do homem e do jovem rural. Haverá distribuição de lanches e feira de artesanato. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM apoiam o evento e acompanham tudo com boletins.