Pesquisar
Close this search box.

Seminário aborda contratação de mão de obra na agricultura familiar no Parque da Expoagro Afubra

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, ao lembrar de sua origem na agricultura familiar, disse que todos precisam ter seus direitos preservados

Foto: Junio Nunes

Acomodações e contratação de mão de obra na agricultura familiar foram os temas do Seminário promovido nessa terça-feira, 17, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. O evento foi organizado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e reuniu cerca de 350 pessoas ligadas ao setor. Ao abrir o Seminário, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, destacou o empenho das empresa e entidades que estão engajadas na busca de soluções para o problema da contratação da mão de obra.

O presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, lembrou que o setor do tabaco é diferenciado, pois sempre é pioneiro em diversas ações e atividades. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, ao lembrar de sua origem na agricultura familiar, disse que todos precisam ter seus direitos preservados. O assessor jurídico da Farsul, Álvaro Moreira, enfatizou que os assuntos apresentados são de relevância, sendo necessário adequar a legislação. O auditor Rudy Allan da Silva, da secretaria de Inspeção do Trabalho, revelou que foram algumas horas de conversa produtiva que resultaram nesse Seminário.

A doutora Ana Paula Motta Costa, advogada, socióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em sua palestra, abordou cinco pontos: trabalho análogo ao escravo contemporâneo no Brasil; enquadramento jurídico: crime e irregularidade trabalhista; consequências para as empresas e para as pessoas físicas; critérios para o reconhecimento por parte do Poder Judiciário; e direitos humanos e trabalho digno.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade