Seis municípios do Corede VRP ainda não alcançaram o índice mínimo na Consulta Popular

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destaca que é importante manter a mobilização dos municípios neste último dia de votação.
Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) divulgou no final da tarde dessa quinta-feira (09), a segunda parcial de votação da Consulta Popular 2025. Trata-se de números extra-oficiais, que dão um indicativo de como anda o processo nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo. Os dados oficiais serão divulgados pelo DARP, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) somente no dia 17.

Segundo os dados extraoficiais, 6 dos 23 municípios da região abrangida pela Corede ainda não alcançaram o índice mínimo: Arroio do Tigre tem 0,77%; General Câmara, 0,79; Ibarama, 1,82; Rio Pardo, 1,42; Santa Cruz do Sul, 1,83; e Sobradinho, 1,37. Como ainda são números extra-oficiais, ainda é preciso fazer o cruzamento entre os votos de site e por whatsapp, onde, muitas vezes, podem ter mais votos. Alguns municípios também optaram pela coleta offline, que precisam ser computados após o fim do ciclo da votação.

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destaca que é importante manter a mobilização dos municípios neste último dia de votação. Conforme ele, “a coleta de votos termina apenas às 23h59 desta sexta-feira e, portanto, cada participação é importante, sendo necessário que cada Comude siga sua mobilização.

Petry lembra que a mobilização é necessária, pois, não basta os 2%, sendo importante cada município canalizar o máximo de votos no, ou nos projetos de seu maior interesse. A votação, que acontece de forma totalmente digital, permitirá que a população escolha três projetos prioritários que receberão os recursos, impactando diretamente áreas como transportes, turismo, desenvolvimento rural e urbano e meio ambiente.

Os três projetos mais votados na região dividirão o montante de forma igualitária, recebendo cada um cerca de R$ 742.857,00. Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será destinado aos municípios do Centro-Serra e dois aos do Baixo Vale. Para que um município seja contemplado, é necessário que alcance uma participação mínima de 2% de seus eleitores no processo de votação. A cédula de votação apresenta seis propostas estratégicas. As três mais votados dividirão o valor de R$ 2.228.571.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade