No dia 03 de outubro, o município de Segredo/RS recebe a segunda edição do projeto cultural “Reciclamundo”. A intervenção teatral, que tem como tema central a produção excessiva de plástico, acontece na EMEF Germínio Rubert, às 9h30. No dia seguinte, 04 de outubro, o evento será realizado em Arroio do Tigre/RS, no Clube 25 de Julho, às 9h.
E se a poluição do meio ambiente chegasse a um nível extremo? A ficção ocorre em um período pós-apocalíptico, no qual todo o planeta foi encoberto pelos oceanos e as ilhas de plástico são o único ponto de “terra firme”.
Os dois últimos sobreviventes da Terra, acompanhados de um robô, dialogam com o público sobre a urgência das mudanças de hábitos para garantir o futuro do planeta. O consumo responsável, a sustentabilidade e a reciclagem dos materiais estão entre os aspectos abordados pelo espetáculo teatral também denominado de “Reciclamundo”.
Com entrada gratuita, os alunos das escolas municipais Germínio Rubert, Waldemar Wolff e Pedro Silveira foram convidados para assistir ao espetáculo no município de Segredo. Já em Arroio do Tigre, as instituições participantes são: EMEF Balduino Thomaz Brixner, EMEF Carlos Kipper, EMEF Ervino Alberto Guilherme Konrad, EMEF Jacob Dickel, EMEF Jacob Rech Segundo, EMEF Jovino Ferreira Fiuza, EMEF Santo Antônio e EMEF Waldemar Schanne. Após as apresentações também serão distribuídas revistas em quadrinhos, que reforçam o assunto trabalhado no espetáculo.
Segundo Daiane Marin, diretora da d.marin Planejamento Cultural, é fundamental aprender, refletir e pensar nossas ações diárias para com o meio ambiente: “E melhor ainda é fazer isso de uma forma lúdica, como acontece a partir da peça teatral. O espetáculo Reciclamundo torna-se um complemento escolar para a vida de adolescentes, que aprendem a pensar criticamente sobre a preservação do nosso Meio Ambiente, como resultado se tornarem adultos mais conscientes.”
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto “Reciclamundo – 2ª edição” conta com o planejamento cultural da d.marin, empresa signatária do Movimento Nacional ODS Rio Grande do Sul que busca contribuir com 17 Objetivos de Desenvolvimento Saudável.