Foto: Divulgação
Dando sequência ao 3º Encontro de Formação Continuada para o Conselho Tutelar de Segredo, o destaque foi uma roda de conversa para as Conselheiras Tutelares e equipe técnica do CRAS. Esta roda de conversa foi comandada pela Delegada de Polícia Civil, Graciela Foresti Chagas e a Escrivã de Polícia, Simone Forgiarine. Elas destacaram os pontos e as circunstâncias que as Conselheiras Tutelares devem acionar a Delegacia de Polícia na garantia e proteção dos direitos das crianças e adolescentes, estudo de casos práticos para contextualizar o fluxo de atendimento e os procedimentos para encaminhamentos, aliando-se às orientações contidas nas leis e normas que fundamentam os direitos da população infanto-juvenil.
Segundo a secretária municipal da Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Aline Lazzari Martini, essa formação surgiu de uma demanda que chegou até o COMDICA, e tem como objetivo capacitar, fortalecer, sanar as dúvidas e melhorar cada vez mais o atendimento na área da criança e do adolescente no município, tudo articulado com a Rede de Atendimento.
Conforme a delegada, Graciela Foresti Chagas, iniciativas como esta da Assistência Social de Segredo e COMDICA demonstram o empenho e o comprometimento com a prestação de um serviço de excelência, pois afina a atuação de todos os membros que compõe a Rede de Atendimento aos grupos vulneráveis para a prestação de um serviço cada vez mais qualificado, especialmente aos casos que envolvem crianças e adolescentes.