Segredo oferece gratuitamente contraceptivo DIU nas Unidades Básicas de Saúde

Este dispositivo é uma pequena peça de polietileno revestido por cobre que já é utilizado como contraceptivo por muitos anos, tendo várias vantagens em relação à pílula

fev 26, 2022

As Unidades Básicas de Saúde do município de Segredo estão fazendo a inserção do DIU de cobre para o público feminino. O contraceptivo é oferecido gratuitamente. O procedimento é feito pela médica Oneydis Ester Domingues Zamora, através de uma entrevista prévia e após agendamento. Conforme ela, o DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, é um tipo de método anticoncepcional muito eficaz, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.

Este dispositivo é uma pequena peça de polietileno revestido por cobre que já é utilizado como contraceptivo por muitos anos, tendo várias vantagens em relação à pílula, como não precisar da lembrança diária e ter poucos efeitos colaterais. Conforme a responsável pelo Programa, enfermeira Maria Eloisa Collognese, os objetivos do PROGREDIU são: prestar assistência em Planejamento Reprodutivo a mulheres em idade fértil do Município de Segredo; ampliar o acesso às informações sobre método contraceptivo DIU; diminuir a ocorrência de casos de gravidez indesejada e o consequente aborto provocado, exercendo grande impacto na morbimortalidade materno infantil, além de humanizar o atendimento e a qualificação da atenção em Planejamento Reprodutivo.

As mulheres interessadas em colocar DIU podem procurar as Unidades Básicas de Saúde de Segredo para obter maiores informações e entrar no Programa PROGREDIU. O agendamento para inserção do DIU nas mulheres Segredenses ocorre no ESF Bela Vista e no ESF da Cidade nas primeiras e ultimas quintas feiras de cada mês.