Segredo está implantando o serviço Chamar 192

Equipes que já faziam este serviço anteriormente no município, com as chamadas “ambulâncias brancas municipais” passam a receber todo o apoio de comunicação e logística da Central de Regulação Estadual

jul 22, 2021

Municípios da região estão trabalhando na implantação do serviço Chamar 192 do Governo do Estado. A Secretaria Estadual da Saúde está incentivando prefeituras a instalar o serviço, disponibilizando a cobertura do telefone 192 e o serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência. Equipes que já faziam este serviço anteriormente no município, com as chamadas “ambulâncias brancas municipais” passam a receber todo o apoio de comunicação e logística da Central de Regulação Estadual, sem tirar autonomia da gestão municipal na contratação de profissionais.

Um dos municípios que está em processo de implantação do serviço é Segredo. Segundo a secretária da Saúde, Ana Feron, há algumas questões ainda que precisam ser esclarecidas, porém revela que o serviço não será diferente do que já é prestado pela ambulância do município. A Secretaria Estadual já disponibilizou um telefone que recebe as chamadas via 192 e uma equipe de profissionais que irá atuar na ambulância deverá passar por capacitação online.

Segundo o Estado, a capacitação abrange questões de logística e operacionalização do sistema de regulação, ética e biossegurança, e os tipos mais comuns de acidentes como afogamento, choque elétrico, quedas, engasgos e outros. A secretária de Saúde de Segredo, Ana Feron, revela que o estado também já disponibilizou R$ 45 mil reais para a instalação do serviço, recurso que poderá ser utilizado na compra de equipamentos e manutenção da ambulância.

Para o serviço Chamar 192, a Secretaria Estadual da Saúde oferece a regulação médica primária e secundária aos municípios, com orientação médica às equipes durante os atendimentos de urgência e emergência.