Segredo cria Comissão de Farmácia e Terapêutica

Conforme a secretária da Saúde, Ana Feron, a seleção de medicamentos é uma das etapas mais importantes do ciclo da Assistência Farmacêutica que deve ser desenvolvido baseado na eficácia, segurança, qualidade e no impacto econômico gerado

fev 24, 2022

Foto: Divulgação

A Assistência Farmacêutica do Município de Segredo criou a Comissão de Farmácia e Terapêutica. Esta comissão é responsável pela condução técnica, política e administrativa do processo de avaliação de incorporação de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde, bem como a orientação e monitoramento da prescrição médica, a fim de contribuir para a racionalidade nas prescrições. A equipe da saúde também passa a ter um referencial por meio da criação de protocolos clínicos, proporcionando um atendimento com mais qualidade e eficiência. As decisões devem ser pautadas nos princípios da Saúde Baseada em Evidências que é o resultado da melhor evidência científica aplicada na prática clínica, considerando os valores do paciente.

Conforme a secretária da Saúde, Ana Feron, a seleção de medicamentos é uma das etapas mais importantes do ciclo da Assistência Farmacêutica que deve ser desenvolvido baseado na eficácia, segurança, qualidade e no impacto econômico gerado. Neste contexto, o medicamento se configura como um dos insumos mais importantes necessitando de constantes avaliações para garantir a sua melhor utilização.

A composição dessa comissão é multiprofissional e conta com a coordenadora da comissão Marisa Cremonese (Farmacêutica) e membros executivos, Rodrigo Strasburgh (Médico), Natana Siqueira (Enfermeira), Roseclea Cremonese Ensslin (representante da Secretaria de Saúde), Rachel Marion (Naturóloga), Luciane Missio (Dentista), e também Oneydis Zamora (Médica) e Maria Eloisa Limberger (Enfermeira) como suplentes. A primeira reunião oficial será na próxima semana a fim de revisar a atual lista de medicamentos do município de Segredo, adequando às necessidades atuais de saúde e para apresentação do primeiro protocolo clínico dos serviços das unidades que será apresentado pela enfermeira Natana Siqueira.