Secretário Fantinel diz que trabalho para tornar estrada Ibarama a Agudo uma via planejada foi um esforço conjunto

Em 2021, o secretário de Assistência Social do RS, Beto Fantinel - MDB, deputado estadual licenciado, levou essa pauta como prioridade ao Governador Eduardo Leite.

jan 10, 2024

Foto: Divulgação

A estadualização da estrada Ibarama a Agudo segue repercutindo. O Secretário de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel – MDB, deputado estadual licenciado, destaca que o trabalho para tornar essa estrada uma via planejada foi um esforço conjunto das entidades empresariais. Em 2021, o secretário levou essa pauta como prioridade ao Governador Eduardo Leite.

Já no ano passado, o secretário se reuniu com os prefeitos de Agudo e Ibarama, e ficou decidido que a melhor opção seria transformar a estrada em uma rodovia planejada do estado. Isso permitiria que o governo estadual investisse tanto no planejamento quanto na execução da obra, sem perder a autonomia municipal.

Além disso, ao reconhecer essa via como planejada, o governo teria acesso a recursos da Lei de Incentivo PIAA (Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico), permitindo que empresas com ICMS pudessem fazer doações abatendo até 100% do valor nas obras. Essa pauta foi a principal demanda da população durante a candidatura de Fantinel a deputado estadual, e ele enfatiza que buscou concretizar essa oportunidade aos municípios contemplados.