Secretarias da saúde e educação de Sobradinho promovem premiação da gincana “Vacina em Dia”

Foram premiadas as escolas que conseguiram, durante a Campanha, o maior percentual de carteiras de vacinação das crianças e dos adolescentes para averiguações de vacinas em atraso

dez 21, 2023

Foto: Divulgação

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho, em parceria com as Escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada, promoveram uma Campanha, através de uma gincana, para aumentar a cobertura vacinal no município: foi a Gincana “Vacina em dia – Prevenir é um Ato de Amor: quem ama cuida”, realizada no período de 2 de outubro a 3 de novembro.

Foram premiadas as escolas que conseguiram, durante a Campanha, o maior percentual de carteiras de vacinação das crianças e dos adolescentes para averiguações de vacinas em atraso. Essa averiguação foi realizada na Secretaria de Saúde por profissionais qualificados e capacitados em imunizações. A gincana envolveu 2.315 alunos, sendo averiguadas 2.025 Carteiras de vacinas e 290 que não trouxeram a Carteira. Após a análise dos profissionais da Saúde, foram constatadas 604 carteiras com atraso e dessas 351 fizeram a vacina ainda no período da Gincana.

Em percentuais: 81,47% dos alunos apresentaram a carteira, 29,82% estavam com vacinas atrasadas e 58,11% dos participantes da Gincana colocaram as vacinas em dia. As escolas vencedoras da Gincana foram: 1° lugar – Escola Municipal de Educação Básica Seomar Mainardi, do Bairro Rio Branco; 2° lugar – Escola Municipal de Educação Infantil Maria Vitória Pohlmann, do Bairro Baixada e 3° lugar- Escola Estadual de Educação Básica Lindolfo Silva, que receberam, como prêmio, uma caixa de som com microfone, para a primeira colocada e bolas de futebol, futsal e vôlei para as demais.

Nessa quarta-feira, dia 20 de dezembro, as escolas vencedoras receberam as suas premiações das mãos das secretárias municipais de Educação, Cleura Minetto, e de Saúde Ana Ilce Feron e da enfermeira responsável pelo Setor de Imunizações Marília Segatto. Elas destacam que a gincana teve por objetivo principal a saúde das crianças e adolescentes do município, e que foi considerada muito importante para o aumento da Cobertura vacinal, tendo assim alcançado o objetivo da Campanha. A Secretaria de Educação lembra os pais e as pessoas responsáveis pelas crianças que nas matrículas e rematrículas é exigida a carteira de vacinação em dia.