Pesquisar
Close this search box.

Secretaria Municipal de Educação promove reunião com as EMEBs de Sobradinho sobre o Programa Alfabetiza Tchê

O Município de Sobradinho está desenvolvendo o programa desde o ano passado em todas as escolas

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho promoveu uma reunião, no Polo de Educação de Sobradinho, com as diretoras das Escolas Municipais sobre o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), chamado de Alfabetiza Tchê. De acordo com a responsável pelo programa no Município, Catiele Bonelli, a alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Alfabetiza Tchê, cujo decreto de criação foi assinado em setembro de 2022, e reafirma o compromisso do estado no apoio aos 497 municípios gaúchos para a alfabetização.

O programa atuará em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo. Serão beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual. O Município de Sobradinho está desenvolvendo o programa desde o ano passado em todas as escolas.

Segundo Catiele, “foram repassados às escolas os próximos passos para a avaliação formativa que acontecerá durante o mês de agosto com todas as turmas de segundo ano do munícipio”. A secretária Cleura Minetto destaca que a Administração Municipal é parceira de programas e ações que busquem melhorar e/ou fortalecer o aprendizado, e a Alfabetização na idade certa é um desafio que está sendo enfrentado por todos os municípios, principalmente no Pós-Pandemia.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade