O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, obteve uma sinalização positiva da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, sobre a instalação de um centro oftalmológico no hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre. Durante audiência na tarde dessa segunda-feira (19), a secretária afirmou que é favorável à abertura do serviço em Arroio do Tigre.
No entanto, para que o projeto seja viabilizado, Arita Bergmann apontou a necessidade de serem asseguradas garantias por parte do instituto e do hospital, como a apresentação de projeto que demonstre capacidade estrutural e técnica para oferecer consultas, exames e cirurgias. Para a instalação, serão necessários alguns equipamentos. Nesse sentido, o deputado Brito se propôs a ajudar a viabilizar com recursos de emendas parlamentares.
O centro de referência poderá ter a capacidade de atender a pacientes de nove municípios do Centro Serra, que conta com, aproximadamente, 45 mil habitantes. Hoje, a população da região precisa se deslocar até Faxinal do Soturno, distante cerca de 150 km.
Também participaram da reunião, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; a secretária-adjunta de Obras, Zilá Breitenbach; o coordenador regional de Saúde, Júlio Lopes; o presidente da Associação Santa Rosa de Lima, Ernani Zimmer; o diretor administrativo do Instituto de Oftalmologia de Cachoeira do Sul, Marcelo Santana Dias; e integrantes das direções das entidades envolvidas nas tratativas.