Lagoão está entre os municípios gaúchos que receberam o Selo Prata, de ‘Município Amigo da Vacina’, certificado oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. O reconhecimento considera os resultados obtidos com as vacinas tríplice viral categoria baby pentavalente e dente de leite tríplice viral. Entre os 497 municípios gaúchos, 139 receberam o Selo Ouro, por terem atingido a meta nas três vacinas.
Para receberem o selo, os municípios foram classificados em três categorias, levando em conta a cobertura vacinal, o tipo de vacina e suas respectivas faixas etárias. São elas: Categoria Baby: Vacina Pentavalente – cobertura maior ou igual a 95% para (terceira dose para menores de 1 ano de idade); Categoria Dente de Leite: Vacina Tríplice Viral – cobertura maior ou igual a 95% para (primeira dose para crianças de 1 ano de idade), e Categoria Teens: HPV – cobertura maior ou igual a 80% para adolescentes e pré-adolescentes de 9 a 14 anos (uma dose).
Os selos foram divididos, conforme o número de categorias com o índice obtido, em Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas categorias atingidas) e Bronze (uma categoria atingida). Na manhã dessa segunda-feira (30), a secretária de Saúde de Lagoão, Ivani da Silva Pohlmann, fez a entrega simbólica do Selo Prata à responsável pela Sala de vacina de Lagoão, Eduarda Knoll da Costa, mas estendeu o mérito também a toda a equipe da saúde.
Fonte – Jornal Pampeano/Lagoão