Secretaria da Saúde de Sobradinho anuncia mudanças no atendimento à população

A principal delas é a exigência de que o paciente inicie seu atendimento pelas unidades de saúde do município para ter direito a exames e medicamentos pelo SUS

Foto: Henrique Lindner

A Secretaria Municipal da Saúde de Sobradinho, anunciou nesta sexta-feira, 24, uma série de mudanças no atendimento à população. A principal delas é a exigência de que o paciente inicie seu atendimento pelas unidades de saúde do município para ter direito a exames e medicamentos pelo SUS.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o chefe da pasta, Vanoir Koehler, explicou que as mudanças visam garantir que mais pessoas sejam atendidas e que isso exige ajustes. Segundo ele, não será mais aceito que pessoas com condições de consultar em clínicas particulares levem a receita para solicitar medicamentos na secretaria, a não ser que haviam sido encaminhados pela rede de saúde para esta consulta.

A enfermeira Marília Segato acompanhou o secretário na entrevista e esclareceu que várias outras medidas foram adotadas. Entre elas, a adoção de uma nova relação de medicamentos com a inclusão de vários tipos que não fazem parte da lista obrigatória do município, o que vai possibilitar a sua inclusão em licitações. O objetivo é reduzir custos e agilizar a liberação, uma vez que até agora estes remédios eram adquiridos em farmácias locais, mediante apresentação de três orçamentos.

Já nas Unidades de Saúde será implantado o Protocolo de Atendimento na Atenção Primária à Saúde. Na prática, isso significa que todos pacientes serão acolhidos na sua necessidade, não apenas com consulta médica. Isso significa que em alguns casos, profissionais como enfermeira ou psicóloga farão o atendimento não necessariamente o médico. Também será implantado o consultório farmacêutico para atendimento de pacientes. O objetivo é garantir orientação sobre o uso correto dos medicamentos.

Vanoir e Marília garantiram ainda que não haverá mais qualquer interferência política na prestação dos serviços e maior autonomia dos profissionais. Segundo eles, as medidas foram definidas depois de várias avaliações e com o aval do prefeito Armando Mayerhofer. O secretário e a enfermeira ainda lembraram que é muito importante a participação da população na 8ª Conferência Municipal da Saúde na próxima terça-feira, dia 28, das 08 horas até às 17 horas, na Câmara de Vereadores. O encontro contará com a palestra da diretora de Saúde do município de Guaíba, Ana Maria Rodrigues, e que possui longa experiência em gestão de saúde pública.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade