Secretaria da Saúde de Segredo oferece o exame citopatológico

Segundo a secretária da Saúde, Ana Feron, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve se submeter ao exame preventivo periódico

mar 11, 2022

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Segredo está oferecendo através do Sistema Único de Saúde (SUS), o exame preventivo (citopatológico) que faz parte da Atenção Primária à Saúde (APS) e das políticas de saúde da mulher, para rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de colo uterino. Segundo a secretária da Saúde, Ana Feron, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve se submeter ao exame preventivo periódico, especialmente aquelas que têm entre 25 e 50 anos.

Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente, após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada 3 anos. No Posto de Saúde de Segredo estes exames são feitos nas sextas-feiras, mediante agendamento prévio na recepção. O exame é feito pela enfermeira Natana Siqueira, que possui um consultório específico para a realização do procedimento.