Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal da Agricultura tem intensificado às ações de atendimento para garantir água para população do interior. De acordo com o secretário, Jair Cremonese, atualmente a maior demanda pelo abastecimento de água potável está concentrada nas localidades de Campo da Aviação, Linha Quinca e Sanga Funda. Para solucionar o problema, foi ativado um poço artesiano em Campo da Aviação Aviação, porém, falta a RGE proceder com a ligação de energia elétrica.
O secretário revela que o serviço está marcado para ocorrer no dia 1° de março. Ele acredita que assim, o problema será solucionado. Enquanto isso, a prefeitura tem abastecido a caixa d’água que fica na comunidade com o caminhão tanque, dando assistência às comunidades abrangidas pela rede de abastecimento da localidade. O secretário também confirmou a ativação de um poço artesiano, nos próximos dias, em Linha Erval, em parceria com o município de Segredo, suprindo a demanda da comunidade.
Também tem sido intenso o atendimento nas propriedades, quanto a abertura de bebedouros para animais. Cremonese foi questionado quanto a declaração do Vereador Jeferson Matana, na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, o qual fez críticas porque às máquinas e caminhões da prefeitura estavam trabalhando na base do asfalto do Acesso Euclides Bento Pereira. Na avaliação de Matana, o patrimônio do município deveria estar prestando atendimento no interior, no combate à seca.
O secretário afirmou que em nenhum momento houve prejuízos a estes serviços, salientando que a retorescavadeira e a escavadeira hidráulica, que estão trabalhando no interior, não foram designadas para prestar o serviço apontado pelo vereador na cidade. O secretário da Agricultura adianta que após a solicitação, o serviço de abertura de bebedouros e limpeza de açudes pode levar até três dias para ser feito, devido à alta demanda. Não há custos para esses serviços.
Jair Cremonese lembrou ainda que é importante o produtor manter uma reserva de água na propriedade, como açude ou sistema de captação de água da chuva como cisterna, para garantir água para os animais. Ele revelou que está aguardando algum programa de governo que possa auxiliar nesse sentido. Dentre às ações da pasta da agricultura, em Sobradinho está disponível serviços de escavadeira hidráulica, de uma empresa terceirizada com subsídio do município, tendo disponível 5 horas por produtor. O valor é de um pouco mais de R$ 204,00 a hora. Jair Cremonese adianta ainda que nos próximos dias também abrirá inscrições para o programa de calcário e serviços com o trator de esteiras.