Santa Maria tem novo arcebispo

Após aceitar a aposentadoria de Dom Hélio Adelar Rubert, o Papa Francisco anunciou, o nome de dom Leomar Antônio Brustolin

jun 2, 2021

A Arquediocese de Santa Maria tem um novo arcebispo. Após aceitar a aposentadoria de Dom Hélio Adelar Rubert, o Papa Francisco anunciou, o nome de dom Leomar Antônio Brustolin, até então bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre, para comandar a Arquidiocese do Coração do Rio Grande.

Dom Hélio Adelar Rubert

A posse, no entanto, ocorre em 15 de agosto, às 10h, no Santuário-Basílica da Medianeira. Leomar Antônio Brustolin nasceu aos 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992.

Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum. Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Dom Hélio Adelar Rubert – natural de Segredo, então distrito de Sobradinho, passou de bispo a arcebispo desde que Santa Maria foi elevada à arquidiocese em 13 de abril de 2013.