SAMU de Arroio do Tigre orienta a população sobre como acionar o serviço

A única maneira de acionar o SAMU é exclusivamente pelo telefone 192 e é necessário responder a todas as perguntas que o médico fizer via telefone

nov 9, 2021

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Arroio do Tigre orienta a população sobre como acionar o serviço. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, a enfermeira responsável pelo serviço, Helena Zasso, e o técnico Matheus Costa, esclareceram que em algumas situações a falta de comunicação adequada pode atrapalhar o atendimento.

Conforme eles, a única maneira de acionar o SAMU é exclusivamente pelo telefone 192. Os técnicos explicaram ser necessário responder todas as perguntas, porque isso vai agilizar o deslocamento da unidade de atendimento. Helena Zasso e Matheus Costa explicaram que um médico da Central, em Porto Alegre, por telefone, repassa as primeiras orientações.

Conforme eles, após acionar o SAMU é importante que alguém fique em frente à residência, principalmente, ser no for no interior, aguardando a equipe para facilitar a localização. Os técnicos alertaram ainda que em caso de acidentes, familiares e amigos não devem remover a vítima por conta própria, uma vez que, isso pode agravar possíveis lesões internas.