A forte chuva que atinge a região central do RS afeta o abastecimento de água nos municípios da região. Equipes da Corsan estão mobilizadas e monitorando a situação para fazer os reparos de rede onde é possível ter acesso e para reativar o sistema de distribuição de água assim que houver energia elétrica.
De acordo com a assessoria de imprensa da Corsan, um dos problemas é a falta de energia elétrica que impede que poços artesianos sejam acionados. Confira a situação de cada município da região Centro Serra:
Arroio do Tigre
Com falta de energia elétrica nos poços e na estação de bombeamento, fica impossível levar água para as casas que dependem desse sistema. Na manhã desta quarta-feira, 1, seguiam sem abastecimento de água os bairros Santa Fé, Felicidade, Mohr, Linha Limberger, parte do Centro e Cohab. Os demais bairros já estão com o abastecimento normalizado.
Candelária
Um gerador será utilizado para o funcionamento do sistema de captação de água que foi alagado. Até a ligação, toda a cidade segue desabastecida.
Lagoa Bonita do Sul
Sem energia nos poços de captação de água. Cidade 100% desabastecida e sem acesso para receber gerador.
Lagoão
Cidade segue sem energia elétrica, impossibilitando a captação de água nos poços e deixando 100% dos bairros desabastecidos de água. Um gerador será deslocado de Passo Fundo para fornecer energia e o poço voltar a operar.
Passa Sete
Sem energia nos poços de captação de água. Cidade 100% desabastecida e sem acesso para receber gerador.
Sobradinho
Foi deslocado um gerador para um dos sete poços que abastecem a cidade. Outros três estão funcionando com eletricidade fornecida pela concessionária de energia. Um dos poços segue sem eletricidade e outros dois estão alagados. Na manhã desta quarta-feira, 01, 70% da cidade estava com o abastecimento normalizado, faltando água apenas em parte do Centro e do bairro União.