“Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” reúne agricultores e estudantes em Ibarama

O destaque da programação de abertura foi o 11º Seminário Regional dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas

Foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira (07) no salão paroquial em Ibarama, o tradicional evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, que tem como propósito valorizar a biodiversidade local e promover a troca de conhecimentos entre agricultores, estudantes, professores e técnicos da região.

O destaque da programação de abertura foi o 11º Seminário Regional dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas, iniciativa que estimula a juventude a manter viva a tradição do cultivo de sementes crioulas, fortalecendo a identidade rural e a continuidade das práticas agroecológicas.

Nesta sexta-feira (08), o evento segue com uma programação intensa, que inclui:

  • 24ª edição do Dia da Troca de Sementes Crioulas
  • 11º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula
  • 11ª Feira da Economia Popular Solidária
  • Feira do Produtor Rural
  • Espaço Solidário das Plantas Bioativas e Sementes Crioulas

A parte cultural também tem seu espaço garantido, com uma tertúlia de música e poesia, enaltecendo a cultura regional e o modo de vida das comunidades do campo.

Criado em 2002 como “Dia da Troca de Sementes Crioulas”, o evento cresceu e se consolidou como um importante espaço de valorização da agricultura familiar, sendo hoje uma referência regional em soberania alimentar, agroecologia e preservação da agrobiodiversidade.

A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem das atividades ao longo dos dois dias. A realização é da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Ibarama, com apoio da Uergs, Grupo Gaia, Capa, Efasol, Efasc, Embrapa Clima Temperado, UFSM, Paróquia São Paulo Apóstolo, além de patrocínio do Banrisul e da FrigoSerra Ltda.

Atualmente, cerca de 500 famílias agricultoras são acompanhadas pela Emater/RS-Ascar em Ibarama. A cada edição, o evento se reafirma como um espaço essencial para a preservação e partilha da biodiversidade regional, com destaque para sementes, ramas, tubérculos e plantas bioativas, por meio de feiras, palestras e vivências.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade