Rio Grande do Sul busca apoio em Brasília para enfrentamento da estiagem

Parlamentares gaúchos participaram de audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes para pedir apoio do Governo Federal

fev 16, 2022

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, juntamente com o deputado federal Pedro Westphalen e o senador Luis Carlos Heinze, participou nesta terça-feira (15) em audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, em Brasília, para pedir apoio do Governo Federal, para atendimento aos produtores do Rio Grande do Sul atingidos pela estiagem. Na audiência, o secretário Marcos Montes e o senador Luis Carlos Heinze, adiantaram algumas medidas de apoio aos agricultores, que deverão ser divulgadas oficialmente na próxima semana.

Ficou confirmado que haverá o inicio das negociações dos financiamentos de custeio e investimentos, bem como liberação de novos recursos para os produtores. Posteriormente, o deputado Brito participou de outra audiência com a comitiva de parlamentares e lideranças do Estado, na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o secretário Coronel Alexandre Lucas. Na oportunidade, houve confirmação da liberação de recursos para locação de caminhões Pipa, sendo até dois por mês, por um prazo de 90 dias, para municípios de até 20 mil habitantes, com repasse de 18 mil reais por caminhão. Além disso, haverá também aquisição de cestas de alimentos (kit para 4 pessoas), com recurso de 208 reais por família, no período também de 90 dias, além, do combustível com reservatório fixo ou móvel por 90 dias – valor de 20 mil reais, por caminhão.

Será liberado ainda, quando houver necessidade, aquisição de reservatório de água potável para transporte de água com ou sem moto bomba, um para cada 3 mil habitantes no valor de 10 mil reais cada kit. A comitiva de parlamentares do Rio Grande do Sul, esteve reunida também com a Bancada Federal, solicitando apoio para viabilizar, com urgência, um projeto legislativo a fim de liberar recursos do orçamento da União, para cobertura das despesas da frustação de safra no Estado devido à estiagem. Participaram também das audiências, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos; o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez, bem como, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, 12 deputados estaduais, além de deputados federais, os senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins e vários prefeitos e vereadores.