Nesta segunda-feira (27/10/2025), uma patrulha do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul fez a fiscalização na localidade de Murta, interior do município de Passa Sete, a partir de solicitação do Ministério Público de Sobradinho.
No local, foi flagrada a prática ilegal de rinha de galos em uma propriedade rural. Foram encontradas 24 aves com sinais de maus-tratos — esporas mutiladas, penas arrancadas e ferimentos compatíveis com combates. Os animais estavam confinados em espaços reduzidos, sem ventilação e iluminação adequadas.
Também foram apreendidos utensílios utilizados em rinhas, como tambor de combate, transportadoras, protetores de bico e esporas, esporas plásticas e balança.
Diante das evidências, as aves foram apreendidas, e o proprietário foi nomeado fiel depositário dos animais, com a obrigação de providenciar atendimento veterinário. Foi lavrado termo circunstanciado pelo crime de maus-tratos contra animais, e o caso será encaminhado à Justiça para as medidas cabíveis.













