Foto: Divulgação
O deputado Adolfo Brito e o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, estiveram em reunião no final da tarde dessa segunda-feira, 30, na Casa Civil, em Porto Alegre, com o secretário estadual, Artur Lemos; o presidente da Corsan, Roberto Barbuti, e o líder do Governo, deputado Frederico Antunes. Na pauta, uma solução definitiva para os problemas de abastecimento de água nos municípios de Arroio do Tigre e Sobradinho.
Na oportunidade, o presidente da Corsan e seu departamento jurídico, juntamente com o chefe da Casa Civil, fizeram uma explanação a respeito da regionalização e privatização da companhia, assumindo o compromisso a ser estabelecido em relação ao fornecimento d’água para as comunidades. Após os estudos de concepção de solução definitiva para atender Arroio do Tigre e Sobradinho, os quais já estão sendo autorizados pela Corsan, e que deverão ser concluídos até o final do ano, existem duas possibilidades previstas para atendimento dos municípios: a primeira com captação d’água no Arroio Jaquirana ou, se os estudos apontarem para essa necessidade, no Rio Jacuí.
Na audiência ficou estabelecido que será feito um anexo ao contrato entre o município e a Corsan, ficando esta responsabilidade com a companhia que vier assumir na eventual privatização. Tanto o prefeito Marciano Ravanello quanto o deputado Adolfo Brito, consideraram um avanço acertado nessa reunião, entre município, Corsan e o Estado, pois haverá segurança jurídica do cumprimento do que está sendo estabelecido, favorecendo tanto Arroio do Tigre quanto Sobradinho.