A Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul aprovou a implantação de uma unidade do SAMU no município de Sobradinho, com base em uma resolução que considera leis, decretos federais e portarias de consolidação, além de um ofício da Secretaria Municipal da Saúde. A secretária do Estado, Arita Bergman, assinou a medida, que inclui a proposta de seleção do novo Programa de Aceleração de Crescimento, cadastrada no TransfereGov.
Essa proposta visa o envio ao Ministério da Saúde para a expansão da frota do SAMU 192, com a criação de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que fará parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências de Sobradinho. Os atendimentos feitos pela nova unidade serão referenciados ao Hospital São João Evangelista Unidade II, e a USB será regulada pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU 192.
O valor mensal a ser repassado pela Secretaria Estadual será enviado do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Sobradinho, após a habilitação de custeio do Ministério da Saúde. A iniciativa de implementar o SAMU foi promovida pelo vereador Gerson Schirmer, do MDB, em parceria com o Executivo Municipal. Desde o início de seu mandato, o vereador tem trabalhado para viabilizar a instalação do serviço, considerando que apenas 10 municípios no estado foram contemplados com novas unidades do SAMU.