Pesquisar
Close this search box.

Representantes políticos e comunitários do Centro Serra pressionam Brigada Militar pela manutenção da 5ª Cia

Os líderes políticos e comunitários entregaram dados e fizeram a defesa da permanência da Companhia, salientando o isolamento do Centro Serra em relação a região do Vale do Rio Pardo.

Foto: Divulgação

Ocorreu em Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (21), reunião entre o Comando da Brigada Militar e prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil da região Centro Serra para encaminhamentos e possíveis soluções acerca das rearticulações que envolvem Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), entre elas a extinção da 5ª Companhia da BM, sediada em Sobradinho, responsável pela segurança de nove municípios e cerca de 65 mil habitantes. Entre os presentes, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, comandante-geral da BM, o comandante Regional Coronel Giovani Paim Moresco, Marciano Ravanello, presidente da Associação dos Municípios do Centro Serra e prefeito de Arroio do Tigre, e o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo no Parlamento.

Na manhã desta quinta-feira (22), participaram do programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o prefeito Marciano Ravanello; o presidente do Legislativo de Sobradinho vereador Gerson Schirmer; o presidente do Consepro, João Antonio Cides, e o coordenador do Cite de Passa Sete e integrante do Grupo de Apoio a Patrulha Rural, Itamar Batista da Silva. Eles revelaram que reunião contou com apresentação de dados pela Brigada Militar, tentando justificar o rebaixamento de Companhia para Pelotão. Os representantes informaram que reconhecem o planejamento que está sendo feito, porém não aceitam a decisão, uma vez que está prevista a extinção de companhias em cidades com menos de 20 mil habitantes, mas acreditam que houve um erro da Brigada Militar ao analisar apenas a população de Sobradinho, sede da Companhia e não todo o Centro Serra que é atendido.

Os líderes políticos e comunitários entregaram dados e fizeram a defesa da permanência da Companhia, salientando o isolamento do Centro Serra em relação a região do Vale do Rio Pardo. Destacaram ainda, a perca do setor de inteligência na região, e revelaram que já há déficit de efetivo, manifestando preocupação que isso irá aumentar. Os representantes do Centro Serra dialogaram ainda com o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo, o qual se mostrou compreensivo com a situação da região. Afirmou que o caso será levado em consideração, dada a particularidade da região em relação às regras estabelecidas.

No encerramento do encontro, foram feitas considerações, e pedidos para que fosse feita um novo estudo e a reunião foi encerrada com a entrega dos ofícios a Brigada e Assembleia Legislativa. O Deputado Adolfo Brito articulador do encontro, se mostrou satisfeito e considera que as conversas resultaram em um bom início de caminho para chegar a um bom termo.  O presidente da Assembleia espera que a região não seja prejudicada com as possíveis mudanças e que a Brigada do Cento Serra não perca seu status, avaliando que a população tem confiança instituição.

O líderes políticos e comunitários agora aguardam uma resposta, quanto a situação, e esperam que Brigada Militar venha a público em reunião aberta, para explicar para todos o plano estadual nas áreas de atuação, pois salientam que a região se sente prejudicada com a extinção da 5ª CIA, que pode gerar danos e trazer insegurança para região.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade