Foto: Divulgação
Representantes do Instituto Federal Farroupilha de Santa Maria estiveram na tarde desta segunda-feira no município de Arroio do Tigre. O objetivo da visita foi conhecer os locais apresentados pela prefeitura de Arroio do Tigre para a possível instalação de um campus do IFFar no município. João Pedro Pereira dos Santos, Administrador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Gabriel Adolfo Garcia, diretor do setor, foram recepcionados pelo prefeito Marciano Ravanello que ofereceu três locais para a instituição: o antigo Centro Agrícola da Comunidade Evangélica, o Horto Municipal e dependências do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Ravanello disse que os representantes da instituição ficaram muito satisfeitos com a proposta de Arroio do Tigre e que outras estruturas ainda poderão vir a ser destinadas pelo município. Além do prefeito, também acompanharam a visita o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos da Silva, os secretários de Administração, Altemar Rech, e da Educação, Fabrício Pape, o consultor técnico em agropecuária José Francisco Telöken, o ex-prefeito João Dalci Costa Ferreira, e o prefeito de Estrela Velha e presidente da AMCSERRA, Alexander Castilhos.
Uma comissão do Instituto já visitou o município de Sobradinho que também se habilitou para ser sede do novo campus. O local oferecido é o Polo de Educação a Distância localizado no Bairro Vera Cruz. Além das salas de aula do local, o prefeito Armando Mayerhofer também apresentou uma área com cerca de seis hectares que fica ao lado. Arroio do Tigre e Sobradinho são os dois municípios do Centro Serra que se candidataram. Em recente reunião da AMCSERRA, ficou decido que todos os prefeitos vão apoiar o município que for escolhido.
A possibilidade de ser instalado um campus do Instituto Federal Farroupilha na região foi apresentada durante audiência pública no último dia 11 de outubro na Câmara de Vereadores de Sobradinho. Após a definição do município, o Centro Serra ainda terá que disputar com cidades de outras regiões, como Cachoeira e Santa Cruz do Sul. O assunto também será novamente discutido na reunião da noite desta terça-feira, 14, em Salto do Jacuí.