Pesquisar
Close this search box.

Representantes da Unesco fazem avaliação nos nove municípios da região que integram o Geoparque Quarta Colônia

Em todo o Brasil, três geoparques são certificados pela Unesco. Dois ficam no nordeste, em Araripe e Seridó, e outro entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, a Região Central tem a chance de fazer parte da rede mundial de geoparques a partir dos projetos da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul

Começou nesta segunda-feira, 24, a visita dos avaliadores Ángel Hernandéz e Helga Chulepin, que representam a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aos nove municípios da região que integram o Geoparque Quarta Colônia. Durante três dias, eles percorrerão 450 quilômetros para conhecer as paisagens naturais e os patrimônios históricos e culturais das cidades. A missão de avaliação do projeto pode garantir o selo de reconhecimento internacional do território.

O geógrafo e historiador Ángel Hernandéz, da Espanha, desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, neste domingo, e foi recebido pelo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Clóvis Montagner, pelo pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, pela diretora do projeto, Jaciele Sell e pela a vice Michele Vestena. Durante a tarde, foi a vez da geóloga Helga Chulepin, do Uruguai, ser recebida pela comitiva do Geoparque Quarta Colônia.

Em todo o Brasil, três geoparques são certificados pela Unesco. Dois ficam no nordeste, em Araripe e Seridó, e outro entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, a Região Central tem a chance de fazer parte da rede mundial de geoparques a partir dos projetos da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul. O resultado da missão de avaliação deve sair em abril de 2023.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade