Foto: Divulgação
O Conselho Episcopal Regional (CONSER) elegeu nessa terça-feira, 30, os bispos referenciais para cada uma das 12 Comissões no Regional Sul 3, para o Quadriênio 2023-2027. Alguns deles foram reconduzidos ao serviço que já exerciam e outros foram eleitos pela primeira vez ou para retornarem à Comissão. Em algumas comissões, o episcopado também avaliou a necessidade de mais um bispo para auxiliar no serviço de acompanhamento das comissões.
A Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial tem como presidente: Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório, e Dom Nelio Zortea, Bispo de Cruz Alta. A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora é presidida por Dom Silvio Guterres Dutra, Bispo de Vacaria, além de Dom Cleonir Dalbosco, Bispo de Bagé; Dom Liro Vendelino Meurer, Bispo de Santo Ângelo, e Padre Gil Pereira Júnior, Administrador Diocesano, de Rio Grande. Integram a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, e Dom José Mário Angonese, Bispo de Uruguaiana.
A Comissão Episcopal para a Comunicação tem como presidente o Monsenhor Juarez Destro, eleito Bispo Auxiliar de Porto Alegre. Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul, preside a Comissão Episcopal para a Cultura e Educação. Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen, preside a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. A Comissão Episcopal para a Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso tem como presidente: Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo. Dom Darley José Kummer, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, preside a Comissão Episcopal para a Juventude. A Comissão Episcopal para o Laicato tem como membros Dom Edson Batista de Mello, Bispo de Cachoeira do Sul, e Dom José Mario Stroeher, Bispo Emérito do Rio Grande.
A Comissão Episcopal para a Liturgia é presidida pelo Bispo de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli. A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada passa a ser presidida por Dom João Francisco Salm. O setor de presbíteros terá como responsável o Bispo de Novo Hamburgo; Dom Adimir Mazali, Bispo de Erechim; Diáconos: Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul; Religiosos: Dom Cleonir Dalbosco, Bispo de Bagé, e o Serviço de Animação Vocacional – SAV, será coordenado pelo Monsenhor Juarez Destro, eleito Bispo Auxiliar de Porto Alegre. Já a Comissão Episcopal para a Vida e Família da Regional Sul 3 passa a ser coordenada pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Bertilo Morsch, natural de Passa Sete, auxiliado pelo Bispo de Erechim, Adimir Mazali.