Na primeira parcial de votação da Consulta Popular liberada pela Secretaria de Planejamento do Estado, os municípios do Corede Vale do Rio Pardo registraram pouco mais de 3.800 votos. A votação, que iniciou na segunda-feira (06), segue até a próxima sexta-feira (10), às 23h59. Seis municípios já superaram a cota mínima de 2% para serem contemplados com os recursos da Consulta Popular deste ano: Boqueirão do Leão (5,59%), Encruzilhada do Sul (3,38) Segredo (3,05), Tunas (4,96), Vera Cruz (2,18) e Mato Leitão (5,34).
A votação, que acontece de forma totalmente digital, permitirá que a população escolha três projetos prioritários que receberão os recursos, impactando diretamente áreas como transportes, turismo, desenvolvimento rural e urbano e meio ambiente. Os três projetos mais votados na região dividirão o montante de forma igualitária, recebendo cada um cerca de R$ 742.857,00. Seguindo o modelo de anos anteriores, um projeto será destinado aos municípios do Centro-Serra e dois aos do Baixo Vale.
Para que um município seja contemplado, é necessário que alcance uma participação mínima de 2% de seus eleitores no processo de votação. A cédula de votação apresenta seis propostas estratégicas, que cujos três mais votados dividirão o valor de R$ 2.228.571. Para participar, o cidadão precisa ter em mãos o número do seu título de eleitor. A votação pode ser feita de duas maneiras, em apenas um dos projetos Heitor Álvaro Petry, presidente do Corede Vale do Rio Pardo, destaca que é importante manter a mobilização dos municípios.